quarta-feira, 23 de junho de 2010

A fé em ação


“Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: Venham, vocês que são abençoados pelo meu Pai! Venham e recebam o Reino que o meu Pai preparou para vocês desde a criação do mundo. Pois eu estava com fome, e vocês me deram comida; estava com sede, e me deram água. Era estrangeiro, e me receberam na sua casa. Estava sem roupa, e me vestiram; estava doente, e cuidaram de mim. Estava na cadeia, e foram me visitar... Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quando vocês fizeram isso ao mais humilde dos meus irmãos, foi a mim que fizeram. ” (Mt 25.34-40)

Durante o mês do junho, as chuvas intensas na zona da mata pernambucana deixaram dezenas de cidades em situação de calamidade. Dentre essas cidades, Barreiros, Cortez, Escada, Palmares e Palmerinda tiveram os templos presbiterianos parcialmente ou totalmente destruídos e centenas de famílias da igreja perderam tudo.

Considerando que a comunidade presbiteriana do grande Recife, nas suas mais de 50 igrejas, pode ajudar no suprir das necessidades emergenciais e proporcionar uma verdadeira restauração para essas famílias de irmãos presbiterianos, o Seminário Presbiteriano do Norte – SPN promoveu uma reunião de pastores e líderes para viabilizar essa ação social. Nesta reunião, formou-se a estrutura do PROJETO REPARTIR, refletindo os fundamentos bíblicos da missão integral da igreja. A proposta tem as seguintes diretrizes:

(1) Prover a campanha do REPARTIR entre as igrejas presbiterianas do Brasil, a partir do grande Recife, incentivando o verdadeiro dar e repartir para suprir as perdas das igrejas e dos irmãos necessitados nas quatro cidades fortemente afetadas pelas enchentes.

(2) Tornar o SPN o centro operacional de recebimentos, preparo e envio das doações.

(3) Elaborar um cadastro das famílias afetadas em cada cidade, explicitando as necessidades de cada uma delas.

(4) Elaborar um plano de reconstrução/restauração para as quatro igrejas.

Assim, você que é crente presbiteriano está convocado a praticar o seu amor pelos irmãos (João 15.12), separando dos seus próprios pertences, uma oferta voluntária e suficiente para ajudar efetivamente nossos irmãos do interior.

O QUE REPARTIR?
• Alimentos não perecíveis.
• Roupas de uso pessoal em bom estado (separe em sacos por sexo e faixa etária – criança, jovem e adulto). As roupas devem estar lavadas, pois água limpa é grande problema.
• Sapatos e meias boas e limpas.
• Roupa de cama e banho.
• Colchões, material de cozinha (panos, talheres, pratos, copos, depósito de plástico e vidro, etc., todos já limpos)
• Móveis e eletrodomésticos.

OBS.: Sugerimos que cada igreja faça uma pré-arrecadação e enviem para o SPN, todavia a entrega direta no SPN pode ser feita por todos.

DOAÇÕES FINANCEIRAS
A Junta Patrimonial Econômica e financeira da Igreja Presbiteriana do Brasil autorizou a utilização exclusiva de uma conta corrente da IPB, a fim de centralizar toda a movimentação financeira de doações para assistência aos desabrigados e reconstrução dos templos atingidos pelas chuvas.

Para fazer sua doação vá a uma agência do BRADESCO Ag, 1230 CC 25.641-2 (de preferência, faça um depósito identificado. Isso só será possível fazer na boca do caixa convencional. Evite, portanto, fazer a sua doação em caixas eletrônicos, pois não há como saber o nome do depositante. Com essa ação, haverá facilidade de identificar a movimentação financeira e o seu doador).


Importante: As doações não podem ser utilizadas como dedutíveis para o imposto de Renda.


AÇÕES EM CURSO
• Visitas as quatro cidades pelos Rev. Carlos Alberto e Rev. Marcos André.
• Arrecadação de doações das igrejas no SPN todos os dias.
• Pastores das igrejas presbiterianas afetadas já estão fazendo a lista das necessidades por família.
• Confecção de cartazes para deflagrar a campanha do PROJETO REPARTIR
• Mobilização para centralização das ações no SPN
• Mobilização de voluntários para ajudar no SPN e também para ir até as cidades do interior cooperando nas ações de intervenção do projeto.

Comissão de Coordenação
Rev. Marcos André (Diretor do SPN)
Rev. Estéfano Alves (Capelão do SPN – IP do Prado)
Rev. Sérgio Lyra (Prof. do SPN – 1ª IP de C.Caiada)
Rev. Cláudio Henrique (Prof. SPN – 1ª IP do Recife)
Rev. Pinho Borges (Prof. SPN – IP Boa Vista)
Rev. Joselito Gomes (SPN)
Rev. Luciano Carvalho (IP Graças)

Pastores de Apoio
Rev. Cilas Meneses (IP B.Novo)
Rev. Carlos Alberto (IP. B.Viagem)
Rev. Eduardo Magalhães (Dir. Agnes – Pres. Sínodo PE)
Rev. Diego Ramon (IP Rio Doce)

Contatos:
Secretaria do SPN - 3227.0986 email
Gerência do BLOG – Rev. Sérgio Lyra (srlyra@gmail.com)



OPBarreiros: Jaed Vasconcelos Gomes



VEJA AS FOTOS QUE RECEBEMOS

Templo da IP de Palmares

O pastor da igreja, Rev Cephas Jr. informou que as águas do rio invadiram por debaixo do templo, fazendo desabar as dependências lateral e a casa pastoral. O templo está estruturalmente condenado. Em palmares o rio subiu 13m e em pleno centro da cidade a água atingiu 5m, deixando muito lixo e lama nos telhados. Dezenas de famílias perderam tudo, inclusive o Rev. Rubem Rodrigues pastor da 2a. IP de Palmares.


Dados já levantados em Palmares:


  • 28 famílias da igreja central perderam tudo, num total de 63 pessoas

  • 04 casas dessas famílias foram destríodas

Templo da IP de Cortez

O volume das águas e a fortíssima correnteza que passou por dentro da cidade, literalmente arrastou o templo da IP de Cortez, deixando em pé apenas a fachada frontal. Há notícias de mais vinte famílias presbiterianas que perderam quase tudo. O Rev. Moacir Maurício, pastsor da igreja, está procedendo o cadastramento dos irmãos atigidos.



Visão da destruição provocada pela enchente na rua onde fica a igreja Presbiteriana de Cortês.







Templo da IP de Palmerinda

De acordo as informações oferecidas pelo Rev. Edvaldo Pereira dos Santos de Palmerinda, as fortes chuvas além de destruirem o telhado, levaram também as paredes laterais do templo. A ciada foi afetada pelas chuvas e pela água excedente da represa que transbordou.


Situação interna do que sobrou do templo presbiteriano após o baixar das águas em Palmerina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário